fatores que alteram o equilibrio génetico

 Alguns fatores que podem atuar alterando a frequência dos alelos são a seleção natural, mutação, migração e oscilações genéticas.Dentre esses fatores, podemos citar a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética.Se não há mudança nas frequências dos alelos e do genótipo da população ao longo do tempo, diz-se que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Mutação: é a principal fonte para o surgimento de variabilidade genética. As mutações ocorrem ao acaso e permitem o surgimento de novos alelos nos indivíduos. O surgimento de novos alelos ocorre devido à inserção, troca ou até mesmo deleção de algum nucleotídeo do DNA, alterando assim a sequência de bases do DNA, o que acarretará em alterações na proteína que seria codificada e, consequentemente, em alterações no fenótipo daquele indivíduo.

A mutação é o principal fator gerador de variabilidade genética.


Fluxo gênico: é a movimentação de genes de uma população para a outra. Essa movimentação acaba por inserir um novo gene ou reintroduzir um gene em uma população, aumentando sua variabilidade genética.

Reprodução sexuada: uma das vantagens da reprodução sexuada é o fato de que para ela ocorrer é a necessária a participação de dois gametas, um masculino e um feminino.

Deriva genéticaassim como a mutação, ela ocorre de forma aleatória. A deriva genética gera variações aleatórias nas frequências de alelos entre as gerações, podendo um alelo fixar-se ou até mesmo desaparecer com o passar das gerações, principalmente em populações pequenas.

LINK DE VÍDEO: https://youtu.be/ocmx1hH5tNQ?si=Y1nnIMKrEi60IQUB





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Herança Quantitativa

Aneuploidias autossômicas